12 de abril de 2017

Amnésia (filme)

Filmes / Seriados / Livros

Quando a pessoa que você ama é estuprada e assassinada, você quer se vingar.
Mas como fazer isso quando o ataque lhe deixou com um problema de memória onde nenhuma informação nova é absorvida?

Em quem confiar, quando não se pode confiar nem em si mesmo?

Quando a pessoa que você ama é estuprada e assassinada, você quer se vingar. Mas como fazer isso quando o ataque lhe deixou com um problema de memória onde nenhuma informação nova é absorvida? Em quem confiar, quando não se pode confiar nem em si mesmo? (Amnésia - filme) http://petitandy.com

A história

Leonard Shelby acorda em um hotel, sem saber como chegou lá… e sem saber por que está hospedado ali.
Após uma ligação desconexa entendemos uma coisa: ele sabe quem era, sabe a vida que teve, e busca a pessoa que tirou isso dele.

Shelby levava uma vida normal até o dia em que dois homens entraram em sua casa, estupraram e mataram sua esposa.Um destes homens ele conseguiu pegar e matar, mas o segundo fugiu.
Sem o apoio da polícia, que não acredita na existência da segunda pessoa, Leonard decide investigar o caso por conta própria.

O que já seria complicado fica ainda pior quando ele percebe que o incidente o levou a desenvolver amnésia anterógrada, um problema neurológico que o impossibilita de memorizar eventos recentes.

Quando encontra quem está procurando, Amnésia revela toda uma nova trama e explica muitos fatos do começo do filme… o que de certo modo dá a sensação de estar andando em círculos, mas fecha um ciclo.

Confesso que tive de voltar mais de uma vez na resolução final do filme para entender o que tinha ocorrido… mas talvez seja porque o vai-e-vem do filme me deixou um pouco cansada.

Quando a pessoa que você ama é estuprada e assassinada, você quer se vingar. Mas como fazer isso quando o ataque lhe deixou com um problema de memória onde nenhuma informação nova é absorvida? Em quem confiar, quando não se pode confiar nem em si mesmo? (Amnésia - filme) http://petitandy.com

Para fechar

Assim como esta resenha, o filme brinca com a ordem cronológica.
As cenas em preto e branco seguem a ordem dos fatos, já as coloridas estão de trás para frente. Eventualmente as duas partes se encontram, e é quando a sensação de “andar em círculos” acontece.

Mesmo cansando um pouco, a brincadeira com a ordem dos fatos é muito interessante e totalmente oportuna, pois assim como o personagem, ficamos confusos e sem saber o que está acontecendo e em quem confiar.

Se você viu o filme Predestinado (resenha aqui) vai entender o tipo de confusão que este filme causa.
obs: ao contrário de Predestinado, Amnésia não fala sobre viagem no tempo. A semelhança está apenas nos paralelos de passado e presente intercalados.

 

Clique aqui para salvar este post no Pinterest

Andréia Campos
Escreva seu Comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui
10 comentários
  1. AMO AMO AMO AMO ESSE FILME! ❤

  2. Esse filme é incrível, essa desconstrução do tempo é maravilhosa. O mais engraçado é que tem uma cena onde o personagem principal fala explicitamente que NÃO tem amnésia ~ mas os produtores no Brasil acharam uma boa ideia colocar esse nome na versão em português do filme. Hahaha! Palhaçada!

    Um beijo!

  3. Nossa, que enredo pesado! Mesmo assim, a história me pareceu bastante intrigante… vou procurar e assistir.

  4. Eu adoro filmes que abordam problemas psicológicos e acho que esse é um deles!
    Deve ser uma sensação horrível não conseguir memorizar fatos recentes, acho que esse deve ser um diferencial bem legal para a trama!
    Já anotei! Beijos!

    • E é mesmo, Dai!
      E a questão da fragilidade da mente… e como podemos distorcer os fatos.
      Ai, não dá pra falar mais! Tem que ver! hahahah

  5. Esse filme é ótimo!

Petit Andy no YouTube. Se Inscreva!