06 de junho de 2016

Contentar-se

Rotina

É engraçado como “contentar-se” é algo tão subjugado na nossa cultura…

Talvez tenhamos sido induzidos pelo capitalismo a não nos satisfazer com nada. Ou talvez seja a eterna insatisfação do ser-humano.

Não sei como aconteceu, mas o fato é que contentar-se virou popularmente um sinônimo de algo ruim, de se satisfazer com menos do que se merece… quando no dicionário significa apenas “estar feliz”.

Estresse e depressão são as duas doenças mais predominantes nos dias atuais… e acredito que a má interpretação que temos hoje sobre este assunto é uma das causas destes problemas.

Somos constantemente incentivados ao “mais”.
Aprender mais, trabalhar mais, ganhar mais, comprar mais, ter um(a) parceiro(a) mais bonito(a), fazer esportes, ler mais, acompanhar os noticiários, ficar em forma…

Nunca é o suficiente!
Olha só o tamanho desta pressão!

nossa sociedade está obcecada por cobrar “melhorias” constantes! Estamos sempre correndo atrás do que falta… principalmente nos outros.

É nesta hora que precisamos recuperar o sentido de “contentar-se”.

Olhe para você, para as pessoas que estão com você e para as suas atividades.
Elas te fazem bem? Não estou perguntando se te melhoram, estou perguntando se te deixam felizes. Se te complementam e trazem paz ao seu espírito.

Se a resposta for sim: contente-se!

Aprenda a ver e apreciar quem você tem a sua volta por quem elas são (e não por quem podem ser).
Sinta-se agradecido pelo que tem e privilegiado pelo que aprendeu e pelas possibilidades que tem a sua frente – e por poder aproveitá-las ou não! (a escolha e sua e o caminho certo é aquele que te faz feliz.)

Contentar-se é ver a vida como um copo meio cheio, e mudanças positivas são gotas a mais em um copo cada vez mais cheio.

Andréia Campos
Escreva seu Comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui
6 comentários
  1. Seus textos são de uma sensibilidade incrível :) Eu penso exatamente como você. Hoje em dia tudo é mais, sempre precisamos de algo que não temos e isso, com certeza, é uma das grandes razões da infelicidade generalizada que vivemos. Contentar-se é ser grato pelo que tem. Gostei tanto que vou compartilhar no meu face ;) Beijos!
    Blog Vintee5 | Canal Vintee5

  2. Eu adoro essa frase do Machado de Assis <3
    e mutos deveriam ler esta publicação.

  3. se concentre no simples é assim que eu penso!

    Adorei o texto lindona!

    beijão =*

Petit Andy no YouTube. Se Inscreva!