06 de setembro de 2015

Queda de Cabelo, Sobrancelha, Cílios e Unhas fracas: O Que Pode Ser?

Beleza / Moda

Já percebeu como é difícil encontrar as respostas de alguns problemas dermatológicos comuns, como queda de cabelo, queda dos pelos da sobrancelha, queda dos cílios e unhas fracas?

Não mais!

Um super compilado com dicas simples para problemas comuns, como cabelo caindo e unha fraca! http://petitandy.comOrigem da Imagem

Já foi no seu Endocrinologista?

Pode parecer maluco para algumas pessoas, mas queda de cabelo, perda dos fios da sobrancelha,  queda dos cílios e unhas fracas podem sim ser um problema para o seu endócrino!

O que acontece é que alguns distúrbios hormonais podem ter estes sintomas. Por isso é importante consultar seu endócrino, dizer que está com estes problemas e pedir um check-up.
Ele irá pedir um exame de sangue e caso seja algum problema hormonal você irá tomar um remédio que vai resolver esta questão, além de te deixar muito mais disposta!

É importante sim fazer esta verificação no endocrinologista, pois alguns problemas hormonais demoram muito a serem diagnosticados, e quando são, normalmente é porque a pessoa percebeu alguma dessas características.

 

Seu cabelo começou a cair depois da química?

Você faz uso de químicas no cabelo. Fez um relaxamento, depois de uns meses fez a tintura, depois mudou a cor da tintura…. nunca deu problema nenhum.

Um super compilado com dicas simples para problemas comuns, como cabelo caindo e unha fraca! http://petitandy.comDe repente seu cabelo começou a cair. Mas não simplesmente a cair…   ele está caindo da raiz (para saber se a queda é da raiz, quando achar um fio que caiu, pegue e dê uma olhada nas duas pontas. Se em uma delas tiver o bulbo capilar, aquela massinha branca em forma de bolinha, ele está sim caindo da raiz). Isso pode significar que seu cabelo começou a cair depois da química, e não que a culpa seja do produto.

O que pode estar acontecendo é que você pode ter um couro cabeludo sensível. Por causa disso estes produtos utilizados foram ficando acumulados na raiz e foram “sufocando” seus fios.

Se este for o seu caso, procure um especialista em couro cabeludo e ele vai saber o que fazer.
A querida Nayara Rattacasso tem um vídeo contando que teve este problema e tratou com um especialista. No caso dela, o tratamento indicado foi a “argiloterapia“. É um processo super rápido e prático que tem resultado desde a primeira aplicação.

 

Peça exames para sua Dermatologista.

Ao invés de ir na dermatologista apenas em busca de indicações de produtos, converse sobre a investigação do problema.
Quando algumas substancias estão em falta ou em excesso no organismo os primeiros sintomas são os dermatológicos.

Dentre as substancias que precisam ser avaliadas, caso os níveis de vitamina D, vitamina B, ferro, zinco e de proteína  estejam baixos, seu corpo pode estar com dificuldades de produzir queratina e outros componentes que ajudam a segurar os fios.
Também existem alguns distúrbios do sistema autoimune onde o corpo passa a ver os próprios fios de cabelo (etc) como seres estranhos e por isso reage contra ele, resultando na queda.

Caso este seja seu caso, sua dermatologista irá pedir alguns exames de sangue que irão diagnosticar o motivo dos seus problemas e assim resolve-los definitivamente.

 

Converse com o Ginecologista.

Já que temos de fazer uma visita anual no ginecologista, que tal conversar com ela sobre o que está te incomodando?

Um super compilado com dicas simples para problemas comuns, como cabelo caindo e unha fraca! http://petitandy.com

As vezes perda de cabelo pode significar que você está sofrendo com algum dos efeitos colaterais da pílula anticoncepcional e que ela deve ser trocada. E caso você tenha a síndrome dos ovários policísticos ele também pode avaliar para ver se é este um dos motivos. Ou até mesmo caso você tenha percebido a queda após a gravidez!

Nosso corpo funciona como uma máquina, tudo está interligado. O ginecologista tem de virar seu melhor amigo! Quanto mais ele souber sobre você, melhor será o direcionamento do seu tratamento. E caso não seja da especialidade dele, com certeza te dirá o que fazer.

 

Está trabalhando muito? Como anda sua vida emocional?

Como podem ver, inúmeros probleminhas podem ter os mesmos sintomas!

As vezes quando estamos trabalhando muito elevamos nossa carga de estresse a um nível onde começamos a afetar nosso corpo.
stress e a depressão podem ter vários efeitos no nosso corpo… um dos efeitos pode ser a queda de cabedo, queda de cílios, queda de pelos da sobrancelha  e unhas fracas, mas também podem aparecer dores no pescoço, nos ombros, nas costas, no estômago e até desregular o intestino!

A nossa vida atual é muito propícia a estes problemas, por isso é tão importante fazer alguma atividade física para relaxar, esquecer do trabalho após o expediente, tentar levar a vida com mais tranquilidade.

Caso você perceba que ultimamente você não está se sentindo bem emocionalmente e que sozinho não está conseguindo mudar isso, peça ajuda a um profissional. Hoje em dia os consultórios de psicólogos e psiquiatras tem muito mais pacientes com problemas de stress, ansiedade e depressão do que de outras doenças! Então nada de preconceito e bora marcar uma consulta!

 

O que você anda fazendo?

Esta pergunta pode parecer sem sentido, mas algumas coisas que você está fazendo no seu dia-a-dia pode estar causando seus problemas!

Coisas como a perda de peso repentina e o uso de esteroides e anabolizantes podem levar a eles. Penteados apertados também podem favorecer a queda dos fios.

Nestes casos, apenas a mudança de comportamento (manter o peso com alimentação saudável, parar de prender os cabelos e cortar o uso de esteroides e anabolizantes) já pode resolver o problema em apenas 6 meses.

 

Conta aí, estas dicas te ajudaram?

Andréia Campos
Escreva seu Comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui
26 comentários
  1. Priscila Maria da Silva santos

    Olha me chamo Priscila.. Sempre. Perdi peso vom facilidade mais n estou conseguindo recuperar fora que meus cilios estao caindo e unhas descascando… To preocupada oq devo fazer primeiro?

    • Pri, tudo bem?
      Olha, eu marcaria uma consulta no endocrinologista! Não deixa de ir no médico não, viu? Quanto antes a gente começa a tratar, mais fácil para resolver :)

  2. Ficou muito bom . O conteúdo.

  3. Adorei o conteúdo do seu blog !

Petit Andy no YouTube. Se Inscreva!