06 de junho de 2015

Tudo sobre a Origem da Branca de Neve

Curiosidades

Os filmes da Disney foram uma grande influência para as crianças de alguns anos atrás.
Com isso resolvi passar aqui a versão original que levou a Disney a fazer estes filmes!

Decidi começar com o conto da Branca de Neve por dois motivos: ela é a primeira princesa da Disney (1937) e a protagonista do primeiro longa-metragem de animação da história.

ORIGEM DA BRANCA DE NEVE: Ela realmente existiu? Foi baseada em quem? Quem inventou? Qual foi a primeira versão, a versão "original"? http://petitandy.comOrigem da Imagem

O conto original

A história existia, contada de pais para filhos, em vários países da Europa, chegando até a Grécia. Se acredita que tenha originado na Idade Medieval e sido mantida pelo povo.
Apenas em 1812 os Irmãos Grimm publicaram a versão alemã, a mais conhecida.

Na versão dos irmãos existe um “prefácio” que explica o nome da princesa: a rainha costurava ao lado de uma janela negra. Ao se distrair, furou o dedo com a agulha, e três gotas de sangue pingaram na neve. Encantada com o contraste das cores desejou que, se tivesse uma filha, gostaria que fosse “alva como a neve, rubra como o sangue e com os cabelos negros como a janela”, ficando grávida pouco tempo depois e dando a luz a uma menina.

Mãe amorosa, não? Pois é…. existem muitas versões onde a “madrasta” é na verdade a mãe da princesa (!!!) que enquanto vai envelhecendo, vê sua filha virando mulher e se tornando cada vez mais bela.

Como sabemos, a madrasta (ou mãe) contrata um caçador para matar a moça e pede o coração dela como prova, certo? Errado! Na verdade o que ela pede é para que seja levado o fígado e os pulmões para que ela possa os comer no jantar! (ainda bem que a Disney trocou isso! Blergh!!)

ORIGEM DA BRANCA DE NEVE: Ela realmente existiu? Foi baseada em quem? Quem inventou? Qual foi a primeira versão, a versão "original"? http://petitandy.comOrigem da Imagem

Já o príncipe… ah o príncipe… ele é o grande salvador da nossa inocente mocinha!
Sinto muito mas também estragaram esta nossa ilusão de anos sobre ele. Nas versões antigas Branca de Neve tem apenas 7 anos quando tudo ocorre!
Infelizmente príncipes se casarem com meninas tão novas era normal na época.

E aproveitando que estamos nos desapegando da imagem do príncipe encantado, vamos pensar: que tipo de pessoa vê um funeral  –  todos acreditavam que a princesa estava morta  – se apaixona, e a leva para seu castelo? Pois na versão original não existe o “beijo mágico”, o príncipe está levando o corpo da princesa para o castelo (OI?? O que você vai fazer com…. quer saber? Não me fala, por favor!) quando… aí temos versões diferentes.
Em uma das versões, a mais singela de todas, a princesa acorda com o balanço do cavalo do príncipe. Em outra o caixão não está bem amarrado e escorrega, caindo e fazendo com que ela cuspa a maça e acorde. Na versão mais cruel com a Branca de Neve ela também acaba cuspindo a maça, mas apenas após um dos servos do príncipe ficar tão irritado de ter de carregar o caixão e acabar batendo pra valer na mocinha.

E como se já não tivesse crueldade o suficiente nessa história, também temos um final diferente do original. A rainha, que não foi convidada para o casamento, resolve aparecer escondida. É claro que é identificada e a fazem calçar um sapato de ferro e dançar até a morte pisando com ele em pedras quentes como brasas.

Os especialistas dizem que, assim como a maioria, este é um conto machista, pois ela só conquista o príncipe semimorta: inerte, quieta e comportada.

ORIGEM DA BRANCA DE NEVE: Ela realmente existiu? Foi baseada em quem? Quem inventou? Qual foi a primeira versão, a versão "original"? http://petitandy.comOrigem da Imagem

Curiosidades

– Existem mais de 75 versões da história, que por ser contada por gerações, muda um pouco a cada década e região.

– Antigamente se dava a preferencia a crianças para o trabalho de mineração, devido a facilidade de entrar em seus tuneis pequenos. Elas eram comumente conhecidas como “anões”, em uma especie de apelido pejorativo por serem subnutridas e muitas vezes deformadas pelo trabalho.

ORIGEM DA BRANCA DE NEVE: Ela realmente existiu? Foi baseada em quem? Quem inventou? Qual foi a primeira versão, a versão "original"? http://petitandy.com– O pesquisador Eckhard Sander acredita que o conto é baseado na triste vida da condessa Margarete von Waldeck, século 16, do noroeste da Alemanha – região com muitas minas. Sua mãe teve 11 filhos e morreu no parto da menina, resultando no segundo casamento do pai seis anos depois. A pequena Margarete foi conhecida por sua beleza durante toda sua vida.
Não existe nenhum registro oficial sobre o motivo, mas apenas se sabe que a menina teve de abandonar sua casa e partir para Bruxelas, onde era dama de honra, assim como outras meninas e com tarefas diárias.
A moça conheceu o príncipe Felipe (futuro Felipe II, rei da Espanha) e eles se apaixonaram, porém o imperador Carlos V força o casamento do príncipe com sua tia, Maria da Inglaterra, onze anos mais velha. Margarete teve muitos admiradores e ganhou muitos presentes (joias, quadros, vestidos,…).
Não se sabe a causa de sua morte ao certo, mas acredita-se que foi envenenada (maça?) com arsênico a pedido do rei da Espanha por não aprovar o romance com seu filho. Em seu testamento a jovem deixou claro estar com medo de algo e deu sinais de um possível envenenamento “meu corpo está louco, mas minha mente e minha razão estão sãs“.

ORIGEM DA BRANCA DE NEVE: Ela realmente existiu? Foi baseada em quem? Quem inventou? Qual foi a primeira versão, a versão "original"? http://petitandy.com– Os moradores de Lohr am Main (cidade próxima a Frankfurt) também acreditam terem sido a cidade natal da verdadeira Branca de Neve. Para eles o nome dela era Maria Sophia Margaretha Catharina Von Erthal (uffa!!). No castelo da família existe o registro do nascimento da filha do príncipe Philipp Christoph Von Erthal em 1729. Historiadores acreditam que sua esposa faleceu em 1741, levando o rapaz a casar novamente dois anos depois com Claudia Elisabeth Von Erthal.
O castelo onde a menina cresceu é hoje um museu. Em um de seus quartos está para a exposição um espelho que se acredita que o príncipe tenha dado de presente a sua segunda esposa. Ainda sobre a madrasta da Maria Sophia, é dito que as duas não se davam nada bem: Claudia foi conhecida por ser uma mulher dominadora e fazia o que podia para favorecer seus filhos, de seu primeiro casamento, ao invés de Maria Sophia. O descaso com ela era tanto que não existem mais notícias sobre a princesa.
Quanto ao caixão, os locais acreditam ser outra prova, pois a região é conhecida por fazer inúmeros artefatos de vidro. A qualidade de seus vidros é tão boa que se diz na região que “seus espelhos sempre falam a verdade”.

ORIGEM DA BRANCA DE NEVE: Ela realmente existiu? Foi baseada em quem? Quem inventou? Qual foi a primeira versão, a versão "original"? http://petitandy.com– Branca de Neve foi desenhada com as feições de Hedy Lamarr, considerada então a mulher mais bela do mundo. Junto a um amigo ela criou um sistema de comunicações durante a Segunda Guerra Mundial que serviu de base para a telefonia celular atual.

– A série Sobrenatural tem em um de seus episódios os irmão se deparam com casos parecidos aos contos de fadas, porém de um modo mais violento, onde então é comentado sobre a origem assustadora deles.

– No seriado Once Upon a Time todos os personagens dos contos de fadas foram banidos de seu reino e colocados em nosso mundo por um feitiço da madrasta de Branca de Neve – a personagem principal da trama. Nenhum deles lembra de sua verdadeira origem e história.

– Em 2012 Kristen Stewart faz o papel de Branca de Neve, Charlize Theron de madrasta e Chris Hemsworth de caçador no filme Branca de Neve e o Caçador, onde a fábula é transformada em uma história de ação da época medieval.

– Também de 2012, o filme “Mirror, Mirror” (Espelho, Espelho meu) tem Julia Roberts como rainha má e Lily Collins como a Branca de Neve.

– Uma versão muito bem humorada é a do episódio especial de Chapolin, chamado Branca de Neve e os Sete Churi Churin Chun Clain. Se você não viu, não deixe de ver! É muito bom!

E você, acredita que a Branca de Neve foi real?

Andréia Campos
Escreva seu Comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui
15 comentários
  1. Anônimo

    Oi, gostei muito da sua matéria, seu blog ainda terá muito reconhecimento adorei ele de verdade!

    • Nossa, até fiquei corada!
      Super obrigada!!! Espero que você possa nos visitar mais vezes ;)

      E se tiver uma sugestão de tema, é só me avisar!

      Beijos!

  2. Achei essa matéria super interessante, eu mesma não sabia nada disso
    Ta super completo , adorei
    Beijos fica com Deus . Sucesso
    http://eesmaltecia.blogspot.com.br/

    • Que bom!
      Quis deixar bem completo, mas fico com receio de ficar longo demais e ser chato.

      Obrigada pelo apoio!

      Beijos!

  3. Nossa parabéns gostei bastante do post e ja estou ansiosa pra conhecer os outros contos, gostei mt da sua escrita apesar do post ser bem grande sua escrita deixa leve e nada cansativo entao continue qe eu aqi ja qero conhecer os outros contos . Beeijos , parabéns !

    • Que bom! Eu fiquei com medo disso, de ficar cansativo. Mas por outro lado, se fosse mais curto ficaria incompleto… aí fico naquela dúvida cruel, hehehe!
      Puxa, obrigada mesmo pelo retorno! Isso me incentiva a falar mais sobre o assunto!

      Se tiver alguma sugestão de tema é só avisar.

      Beijos!

  4. Bruna Vieira

    Olá!

    Eu amo os contos originais… Vamos dizer que gosto de tudo que não fica na normalidade. Adoro creepypasta de jogos, seriados, desenhos e outros *–*
    Belo post como sempre… Adoro seu blog :)

    Beijos!
    http://deculturaabeleza.blogspot.com.br/

  5. Adorei o post, gosto muito da temática lúdica dos contos de fadas!

Petit Andy no YouTube. Se Inscreva!