21 de novembro de 2016

ASMR – Relaxamento no Youtube

Rotina

É fim de tarde, o sol está se pondo e no seu quarto está surgindo uma penumbra. Enquanto isso, você pode ouvir o barulho ritmado da chuva que começa a cair lá fora.

Se esta foi uma cena prazerosa, você provavelmente é uma das pessoas que podem se beneficiar do ASMR!

Você pode ver o sol se pondo enquanto consegue ouvir o barulho da chuva. Se esta foi uma cena prazerosa, você pode se beneficiar do ASMR. http://petitandy.com

A “Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano” (sigla ASMR, em inglês), é como é chamada as sensações de prazer e relaxamento intenso que algumas pessoas podem ter com alguns sons ou toques, como o barulho da chuva ou quando alguém acaricia seus cabelos (os objetos que liberam o relaxamento variam).

Mas não se engane. Não tem nada a ver com o que você sente ao escutar uma boa música ou com sensações sexuais.

Infelizmente algumas mulheres que produzem vídeos de ASMR (vídeos de conversas em sussuros ou simulações de corte de cabelo) tem o seu trabalho “confundido” com intimidade real.
Não é incomum que estas mulheres sejam assediadas por pessoas que perdem o objetivo do relaxamento e ultrapassam o limite da simulação. Muitas chegam a se afastarem do ramo por um tempo ou para sempre.

Você pode ver o sol se pondo enquanto consegue ouvir o barulho da chuva. Se esta foi uma cena prazerosa, você pode se beneficiar do ASMR. http://petitandy.com

Para quem tem ASMR alguns sons ou toques que podem liberar uma sensação de formigamento na cabeça que pode, ou não, se estender para outras partes do corpo (como braços e coluna), seguidas de um relaxamento profundo.

Do mesmo modo como a sensação não é igual para todos, também não são todas as pessoas que conseguem senti-lo. E para os que sentem, os “ativadores” mudam de pessoa para pessoa.

Estão entre os mais comuns:

  • Vozes suaves
  • Sussurros
  • Atenção pessoal exclusiva (cortes de cabelo, fazer maquiagem)
  • Ver a realização de trabalhos manuais
  • “Barulhos brancos” (zumbidos baixos, som de chuva)

Você pode ver o sol se pondo enquanto consegue ouvir o barulho da chuva. Se esta foi uma cena prazerosa, você pode se beneficiar do ASMR. http://petitandy.com

O fenômeno foi identificado há pouco tempo e portanto ainda existem poucos estudos na área.
De acordo com o especialista em psicologia e ciências cognitivas Tom Stafford, os estudos sobre o ASMR são difíceis de serem realizados, pois podem variar de pessoa para pessoa e são de difícil mensuração: “É como a sinestesia, que permaneceu como um mito por anos até que, na década de 1990, foi inventada uma forma de mensurá-la com confiança“.

O motivo pelo qual algumas pessoas tem ASMR (infelizmente não são todas pessoas que tem) também é controverso.
Alguns especialistas dizem que os barulhos ou toques específicos podem ser uma resposta residual da nossa primeira infância, como algo que ative uma vaga lembrança da atenção cuidadosa dos nossos pais sobre nós enquanto bebês.

Para os que possuem ASMR, conhecer seus “ativadores” e utilizá-los para relaxar e conseguir uma boa noite de sono, por exemplo, é um benefício real.

*Fotos de GentleWhispering

Andréia Campos
Escreva seu Comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui
14 comentários
  1. Bem interessante o seu post. Não conhecia essa síndrome. Existem pessoas que fazem vídeos dessa forma? Puxa, estou mesmo desatualizada dos vídeos do Youtube… rsrs…

    Beijinhos

    • Hahaha, existe sim!
      Quando estiver com dificuldade para dormir dá uma procurada. Eu gosto muito!

  2. Este POSt é utilidade pública guria, adorei!!! achei muito interessante. nem sabia disso rs.
    ADOREI CONHECER SEU BLOG, um beijo .
    Esteticando-se

  3. Oi Andreia, tudo bem? =)
    Já vi alguns vídeos assim no youtube, mas não gosto não kkk acho muito parado .-.
    Porém, entendo que para quem curte, é bacana a sensação de relaxamento!

    Beijos
    Amanda Z.
    http://www.amandazulai.com.br

  4. Que interessante, Andréia. Não conhecia isso. Deve ser muito bom para quem tem usar as técnicas de ativação antes de dormir. =)
    Beijinhos ♥

    Contadora de Histórias

    • É sim Deby!
      Quando eu estou com insônia, os vídeos funcionam super bem! É muito legal :D

  5. Eu não tenho certeza se tenho ASMR, mas as vezes sinto umas coisas no ouvido quando escuto..não chega a ser um formigamento. Mas de qualquer forma às vezes escuto uns pra dormir, eles me relaxam :)
    É uma pena que algumas pessoas distorçam o significado disso né.
    Gostei muito do post!

    Beijos!

    • Sempre tem os chatos para distorcer as coisas, né?
      Mas olha… é bem provável que você tenha ASMR, viu? só que no nível mais leve…. vai testando que eu acho que você pode até desenvolver maior sensibilidade! :D

Petit Andy no YouTube. Se Inscreva!