A ideia do universo e seus planetas é algo muito complexo.
Até pouco tempo quem sugerisse que existem outros planetas ou que a Terra não era plana seria considerado louco.
Por isso não é nenhuma surpresa que civilizações antigas tenham criado as teorias mais diferentes para tentar explicar tudo isso.
Em 300 A.C. as pessoas já olhavam para os céus e se perguntavam o que eram aqueles pontos brilhantes, o que os sustentava lá encima, como eles haviam chegado até lá, e como poderíamos chegar até la.
As mesmas perguntas eram feitas sobre o solo… onde terminavam os oceanos? Caso alguém nadasse ou cavasse por muito tempo, onde esta pessoa ia sair? o que sustentava a terra? Havia algo embaixo?
Os escandinavos (nórdicos) buscaram esta resposta na natureza, e encontraram apenas uma solução: Yggrasil
Yggrasil é como os nórdicos chamavam a árvore dos nove mundos. Uma árvore gigante no centro do universo, sustentando todos eles com seus galhos e raízes.
Ela era tão importante quanto qualquer outro deus ou deusa. Cortar uma árvore poderia enfraquecer Yggrasil e causar o caos na terra, logo, todas deveriam ser cultuadas com muito cuidado.
Sua raiz é dividida em três, sendo uma central e extremo oposto ao topo e duas subterrâneas.
A raiz mais profunda de todas e oposta ao topo é HEL, o mundo dos mortos. Lá estão aqueles que morreram de modo desonroso.
Acima dele, está Svartalfheim, onde vivem os “elfos escuros” e anões que se transformam em pedras com a luz do sol.
Nos duas raízes subterrâneos estão Jötunhein e Nilfhein. A primeira é onde moram gigantes inimigos dos deuses, e na segunda temos um mundo de gelo, névoa e frieza.
No tronco da árvore, bem no centro, temos o nosso mundo, Middgard.
Deste tronco existem também dois galhos, sustentando dois mundos. Vanahein e uma terra fértil, que abriga os deuses da dinastia Vanir. E Muspelhein, uma terra de destruidores gigantes de fogo.
No começo da copa (parte com as filhas) de Yggrasil está Alfheim, um mundo de “elfos claros” que enviam energias positivas, inspirações e ajudam no intelecto dos mortais.
Neste mundo está localizada a Ponte Bifrost, uma ponte em formato de arco-iris, que os conectam a Middgard quando necessário.
Os vulcões com Muspelhein, o arco-iris vindo dos céus como uma ponte para os deuses… muito inteligente!
Nossa, já tinha ouvido muitos desses termos, mas nunca entendia muito bem. Agora ficou um pouco mais claro, e fiquei mega curiosa para aprender mais sobre essa cultura nórdica. Adoro filmes e livros sobre o assunto, e também fiquei com vontade de ver Thor hahaha Beijos!
Blog Vintee5 | Canal Vintee5
que bom!
Mas confesso que eu mesma tive que pesquisar bastante, pois a ordem destes mundos é confusa mesmo… kkkkk!!!
Hahaha! Se deu vontade de ver Thor, minha missão foi cumprida! hahahah
Beijão Lu! ;)
Andréia Campos
http://petitandy.com
seu post me lembrou muito a série vikings *-* HAHAHA quando comecei a assistir, passei a pesquisar no google sobre a cultura nórdica e suas lendas, acho incrível demais ♥
Nossa K, mil pessoas já me indicaram esta série e eu ainda não assisti, acredita?
Na verdade eu ainda nem sei pq não assisti, kkkk!
Vou tentar assistir logo pra gente trocar figurinha, hahah!
Beijo k!
Andréia Campos
http://petitandy.com
Gostei demais da postagem! ^^ Eu conheço muito pouco da cultura nórdica. Achei bem interessante saber sobre a árvore, realmente eles conseguiram encaixar bem as coisas. =)
Adoro ler essas suas postagens sobre coisas que eu não conheço. São as minhas preferidas! =D
Beijinhos ♥
Contadora de Histórias
Obrigada Débora!!
Puxa, que legal… são os posts mais complicados de fazer, então é muito bom saber que são bacanas!!!
Super beijo!
Andréia Campos
http://petitandy.com