12 de novembro de 2015

Por que somos curiosos?

Curiosidades

Você já pensou por que somos curiosos?

A curiosidade é uma característica genética do ser-humano. Nossos ancestrais precisaram dela para descer das árvores e se aventurar no solo, com tantos animais ameaçadores.

Durante a evolução do homem foi a curiosidade que levou algumas tribos a desenvolverem a agricultura, chegando até a utilização de animais para fins domésticos. Foram os curiosos que descobriram os fins medicinais das ervas.
Tudo isso fez os que experimentavam coisas novas se sobressaírem aos demais, e com isso vencessem a disputa por sobrevivência.

Muitos anos atrás os gatos já foram Deuses... de repente, passaram a ser queimados em fogueiras. Como aconteceu esta mudança tão extrema? E por quê os gatos? Aqui tem TUDO sobre a origem do mito do gato preto! http://petitandy.comOrigem da Imagem

Os curiosos conseguiram uma vantagem evolutiva, e como explica o princípio da evolução por seleção natural, estes genes foram passados para as gerações futuras.

Você pode se perguntar sobre como os cientistas sabem que recebemos estes genes. É bem simples. O ser-humano tem uma diversidade genética muito pequena, de apenas 15 mil indivíduos… se quiser ter uma noção de como este número é pequeno, só os camundongos são 733 mil!

Logo, você provavelmente tem este gene.

Alguns estudos com macacos comprovam que nossos primos também são seres curiosos. Meu favorito é da Universidade de Wisconsin, onde o estudioso Robert A. Butler foi colocado para trabalhar ao lado de uma cela onde estava um macaco, mas de modo que nem o animal visse o homem e nem este o macaco.
Com o passar dos dias Butler não se aguentou e fez um imperceptível buraco na parede para ver o que o macaco fazia. Quando colocou o olho no buraco encontrou o animal espiando de volta! Butler se divertiu com a situação e começou a complicar o processo, colocando aparelhos com jogo de espelhos para poder espiar o macaco. Toda vez que ele colocava o aparelho pela parede o animal largava tudo e corria para poder espiar o que o especialista estava fazendo… a curiosidade era tanta que o macaco chegou a passar horas observando Butler trabalhar.

Se não acreditar nas probabilidades genéticas é só pensar em alguma criança que você conheça. Lembra como ela adora os brinquedos com música, cores e luzes? Como ela ficou feliz quando descobriu que ao apertar o ursinho ele falava? Pois é, somos seres curiosos por natureza!

A curiosidade é o elemento essencial para o aprendizado.

A curiosidade é uma característica genética do ser-humano. Nossos ancestrais precisaram dela para descer das árvores! http://petitandy.comOrigem da Imagem

Apesar deste instinto natural, somos seres desenvolvidos para viver em uma sociedade. Temos consciência e  controle de nossa curiosidade, é isso que separa a curiosidade natural e positiva da curiosidade negativa.
Quando se transforma um impulso inicialmente benéfico em invasão de privacidade, indiscrição e fofoca temos o lado negativo da curiosidade e uma mal-administração desta.

E o que dizer das pessoas que dizem não serem curiosas?
Especialistas dizem que elas possuem a mesma curiosidade que as demais, porém podem ter se acomodado com as dificuldades e com o esforço necessário para obter certas respostas. Podem também ter desenvolvido medo das consequências (físicas ou sociais) de suas descobertas ou até ter entendido durante seu crescimento que ser curioso era uma característica negativa, intrometida, chata e questionadora, e por isso passado a reprimi-la.

CLIQUE AQUI PARA SALVAR ESTE POST NO PINTEREST

Andréia Campos
Escreva seu Comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui
2 comentários
  1. Franci

    Andréia, adorei o post! Seu conteúdo está cada vez mais instigante e já estou curiosa com o próximo post! Hahaha :)) Ah, e que chique! Escrevendo para outros sites, acho muito bacana ver um blog que eu acompanho se desenvolvendo, isso é tão demais! Torço por você sempre!

    Eu tenho sérios problemas com minha curiosidade, tanto que odeio quando alguém começa a falar algo e não termina, como isso me incomoda. kkkk

    Beijos, Fran.
    http://www.delirioscotidianos.com

  2. Fran, me deixou vermelha, hehehe.
    É muito gostoso saber que temos um amigo torcendo por nós, mesmo a distância.
    Bora crescer juntas, mulher! ;D

    Beijão!!!
    Andréia Campos
    http://petitandy.com

Petit Andy no YouTube. Se Inscreva!