14 de agosto de 2015

Origem do Mito: Gato Preto

Curiosidades

Há muitos anos atrás os gatos já tiveram seu lugar de prestígio na sociedade… de repente, passaram a ser queimados em fogueiras.

Pelo menos neste ponto podemos nos alegrar com a sociedade atual.
Cada vez mais pessoas entendem que esta história do gato preto é apenas uma superstição antiga vinda de uma sociedade que, sem conhecimento da ciência, procurava causas místicas para explicar tudo que acontecia ao seu redor.

Mas como aconteceu esta mudança tão extrema?
E por quê os gatos?

Muitos anos atrás os gatos já foram Deuses... de repente, passaram a ser queimados em fogueiras. Como aconteceu esta mudança tão extrema? E por quê os gatos? Aqui tem TUDO sobre a origem do mito do gato preto! http://petitandy.comOrigem da Imagem

O gato que conhecemos hoje é o gato doméstico.
Seu ancestral, o gato selvagem africano, encontrou no homem um meio fácil  de obter comida e abrigo e em troca, livrava a tribo de algumas das pragas que destruíam suas plantações.

Enquanto isso, no continente americano, havia apenas grandes felinos e por isso, nada domesticados.
Porém a sociedade realizava cultos aos animais, e a espécie era glorificada através de animais (como o jaguar), tidos como a encarnação dos curandeiros falecidos.

Muitos anos atrás os gatos já foram Deuses... de repente, passaram a ser queimados em fogueiras. Como aconteceu esta mudança tão extrema? E por quê os gatos? Aqui tem TUDO sobre a origem do mito do gato preto! http://petitandy.com

Na cultura celta existia a deusa Cerridwen, deusa da fecundidade, que em uma de suas encarnações era um gato com a cabeça sarapintada.

 

A deusa nórdica do submundo, Freya, tinha sua carruagem puxada por dois gatos. Eles representavam seus dois grandes poderes: a fertilidade e a ferocidade.
Sendo assim, os templos pagãos costumavam sempre apresentar alguma imagem de gatos.

 

Esta relação foi se desenvolvendo até a época da antiga civilização egípcia, onde os gatos ganharam o seu primeiro grande papel de destaque.Muitos anos atrás os gatos já foram Deuses... de repente, passaram a ser queimados em fogueiras. Como aconteceu esta mudança tão extrema? E por quê os gatos? Aqui tem TUDO sobre a origem do mito do gato preto! http://petitandy.com
Os egípcios acreditavam em vários deuses e entre eles a deusa Bastet. Representada pelo corpo de uma mulher e a cabeça de gata, era deusa da fertilidade e protetora das mulheres.
Como os gatos eram considerados a representação viva da deusa, sua exportação (sim, “exportação”) era proibida. Foi através de sua “venda ilegal” que o animal chegou na Ásia Menor e na Europa.
Acreditava-se que Bastet conduzia as almas dos mortos, e com isso os gatos foram considerados guardiões do outro mundo.
Sua importância era tanta, que foram encontrados mais de 300.000 felinos mumificados (lembrando que a mumificação era um procedimento que indicava status, e sua realização não era barata).

Muitos anos atrás os gatos já foram Deuses... de repente, passaram a ser queimados em fogueiras. Como aconteceu esta mudança tão extrema? E por quê os gatos? Aqui tem TUDO sobre a origem do mito do gato preto! http://petitandy.com

 

Na Grécia antiga se dizia que Artemis, a deusa da caça e da lua, teria escapado de um inimigo ao se transformar em gata. Também associavam a deusa Afrodite a imagem do gato, sendo assim atributos dela foram “transferidos” ao animal, que então virou simbolo de feminilidade, amor e prazer sexual.

Em Roma aconteceu um pouco da junção das duas culturas anteriores. O Império Romano cultuava duas deusas: a  Diana e Vênus.
A Diana é inspirada na deusa do Egito, porém aqui além de ser responsável pela fertilidade, a lenda atribui a ela a criação dos gatos. Já Vênus tem influência na deusa grega, também é sensual mas em Roma ela é considerada a encarnação de emoções maternas.

Muitos anos atrás os gatos já foram Deuses... de repente, passaram a ser queimados em fogueiras. Como aconteceu esta mudança tão extrema? E por quê os gatos? Aqui tem TUDO sobre a origem do mito do gato preto! http://petitandy.com

Na cultura Islãmica existem alguns contos sobre os gatos. Para eles, a criação do gato teve o objetivo de para fazer companhia ao homem.
Em alguns destes contos, um gato acabou salvando Maomé da morte, ao matar uma serpente que ameaçava atacá-lo.

 

Por causa destas associações do gato com as outras religiões, e devido a existência de muitos cultos pagões ao gato, a Igreja Católica decidiu que precisava mudar a imagem da sociedade perante o animal – e suas religiões relacionadas.

 

Foi então que o gato perdeu seu lugar de animal cultuado, e passou a ser divulgado como sendo um ser demoníaco.
O fato de o animal ter hábitos noturnos, olhos que ficam em formato de fenda e que “reluzem” no escuro, contribuíram para que as pessoas mudassem de ideia sobre eles. E não é difícil associar que, se todos os gatos eram malignos, os gatos pretos (cor das trevas e do mal) deveriam ser ainda piores.

Muitos anos atrás os gatos já foram Deuses... de repente, passaram a ser queimados em fogueiras. Como aconteceu esta mudança tão extrema? E por quê os gatos? Aqui tem TUDO sobre a origem do mito do gato preto! http://petitandy.com

A associação dos gatos com as trevas começou no século XI, em meio a Idade Média.

Definir qual foi a origem destas crenças é um tanto quanto controverso. Alguns estudiosos acreditam que foram os relatos insistentes de algumas pessoas dizendo que gatos pretos estavam aparecendo em locais povoados por bruxas.

Muitos anos atrás os gatos já foram Deuses... de repente, passaram a ser queimados em fogueiras. Como aconteceu esta mudança tão extrema? E por quê os gatos? Aqui tem TUDO sobre a origem do mito do gato preto! http://petitandy.comTambém existe a teoria de que foi o relato boca-a-boca de alguém que disse que estava perseguindo um gato ferido durante a noite e ele se escondeu na casa de uma senhora. Quando o dia amanheceu, a velinha apareceu com o mesmo ferimento.
Enfim, seja qual das duas for a verdadeira origem, o gato preto acabou levando a fama de ser, na verdade, bruxas transformadas em animais. Por isso que se diz que cruzar o caminho de um gato preto é sinal de má sorte: ninguém queria cruzar o caminho de uma bruxa!

Para ter uma ideia de como este mito foi tão forte, o Papa Inocêncio VIII (séc XV) colocou os pobres gatinhos como “seres hereges” e então passaram a ser perseguidos pela inquisição! Vários gatinhos foram queimados na fogueira nesta época!
Até quando a Peste Negra assolou a Europa os gatos foram inicialmente considerados culpados! Foi apenas com a infestação dos ratos que foi se voltando a dar importância aos gatos.

Existe também a lenda que o rei da Inglaterra, Charles I, tinha um gato preto e acreditava que sua sorte era devido ao animal, e por isso ordenou que vigiassem o bichano noite e dia!
Por coincidência, pouco tempo após o gatinho falecer o rei foi condenado de traição, sendo preso e executado!

Apenas no século XVIII foram abolidas as leis sobre a feitiçaria e a perseguição aos animaizinhos foi abolida.Muitos anos atrás os gatos já foram Deuses... de repente, passaram a ser queimados em fogueiras. Como aconteceu esta mudança tão extrema? E por quê os gatos? Aqui tem TUDO sobre a origem do mito do gato preto! http://petitandy.com

E atualmente, a ciência considera que o gato preto pode ser um representante sim, mas de boa sorte!
Uma pesquisa do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos verifica a possibilidade de que o gene que dá a coloração preta ao animal também seja responsável por torná-lo imune ao vírus do HIV felino!

Quem sabe os gatos pretos não nos dão um caminho para uma vacina para o HIV?
Seria muito legal para provar que os bichinhos são só amor!

Curiosidades:

Muitos anos atrás os gatos já foram Deuses... de repente, passaram a ser queimados em fogueiras. Como aconteceu esta mudança tão extrema? E por quê os gatos? Aqui tem TUDO sobre a origem do mito do gato preto! http://petitandy.com“Alguns gatos negros que estão em ruas brasileiras tem pedigree e são dificilmente encontrados em outras partes do mundo. Por exemplo: Gatos negros de pelos não-longos que são totalmente pretos ou com uma leve pleugem branca em baixo do pescoço e/ou na barriga são da raça Bombaim. Os Gatos da raça Bombay (ou Bombaim) podem ou não apresentar falta de pêlos na região abaixo de sua orelha. Sua cabeça é redonda, sem a presença de angulações agudas, o focinho é largo e curto com um ligeiro stop. Suas orelhas são de tamanho médio, largas na base, ligeiramente inclinadas para frente e com pontas arredondadas. Os pés são relativamente curtos com as garras pequenas e redondas. Ele se movimenta como os grandes felinos. São parecidos com a mistura genética de uma Pantera Negra com um Gato de pelo curto americano.”

*texto retirado do site:  Gatinhos para Adoção

E o mais importante: vamos respeitar muito os gatinhos!
Assim como os outros animais, eles só merecem muito carinho!

Andréia Campos
Escreva seu Comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui
29 comentários
  1. Amo gatos! Tenho quatro, todos adotados da rua. Uma vez encontrei uma gatinha preta e dei pra minha irmã, que a adora e se transformou numa super gateira!
    Se pudesse eu cuidaria de todos os gatos do mundo.
    Muito interessante seu post, já passou da hora das pessoas pararem de associar esses bichinhos a coisas ruins e começar a amá-los como eles merecem!
    Beijo

    • Que legal Anne!!!! Sou super a favor da adoção de animais!
      Pois é… não sei como tem gente que pode achar que essas coisas fofas fazem mal alguém! Para mim, são pessoas desequilibradas que estão procurando um motivo para fazer o mal!

      Beijos!

  2. Não sabia dessas histórias do gato preto! Adorei saber e acho gato preto LINDO! Aliás, excelente post! Muitas informações e MUITO bem escrito. Parabéns ;)

    Sim, dei uma sumidinha :( Trabalho demais e internet ruim. Que bom que lembrou de mim!!!!!! <3

    • Que legal! Muito obrigada Luisa!
      Sua opinião é super importante! :)

      Imagina! Eu visito seu blog, aí quando você dá aquela sumida tenho que perguntar, né? ;)

      Beijos!

  3. Nossa , nunca pensei que era essa a historia do gato preto !Vivendo e
    aprendendo kkk .Amei seu blog flor !
    Beijocas
    .http://dudahsillva.blogspot.com.br/

    • Kkkkkkk! Obrigada Eduarda!
      Que legal! Então espero poder te ver mais vezes por aqui! ;)

      Beijo!

  4. Amo gatos, e gato preto é maravilhoso u.u
    acho uma besteira essa superstição sabe? é só mais uma desculpa pra maltratar o bichinho =/

    • Concordo totalmente com você!
      Pra mim é coisa de gente ruim que só quer um motivo para fazer mal pra alguém! O bichinho é fofo demais!! :D

      Beijos!

  5. Herundina silva pinto

    Eu tive uma gata preta que achei abandonada, ainda filhote e quase adulta. Por ter passado dificuldades, sozinha, era muito arisca. Eu levei tempo pra conseguir a confiança dela, mas consegui e só eu conseguia tocar nela. me deu uns filhotinhos lindos. Ela gostava tanto de mim, que quando caçava ratos, colocava em cima da minha mesa, pra me agradar. Pode isso? kkkkkk mas era a melhor forma que ela achou de me cativar.

Petit Andy no YouTube. Se Inscreva!