03 de julho de 2015

Guia Completo para tirar o Visto de Turismo Americano

Rotina

Em maio tomei coragem para fazer algo que vivo adiando: renovar meu visto.

Acho que fico adiando pelo medo de fazer algo errado…  e o valor da taxa é bem desencorajador também! Hehehe.

Se você também tem este problema é só continuar lendo que eu vou te ensinar o passo-a-passo para o visto de turismo americano.

Um super guia completo com o passo-a-passo para você tirar o seu visto de turismo americano! http://petitandy.comOrigem da Imagem

O formulário

Antes de qualquer coisa você precisa preencher o formulário DS-160.
Não se assuste se se não souber inglês, embora a página inicial esteja em inglês, o formulário é em português.

Do lado do desenho do globo, você vai selecionar qual o local onde pretende fazer a entrevista do visto. No Brasil as opções são: Brasília, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Escolhido, é só clicar em “start an application“.

A partir de agora você terá de começar as respostas do seu questionário. Não posso passar elas com vocês aqui, mas não se preocupe, elas são bem simples.
São 6 categorias de perguntas, vou descrevê-las aqui para que possa ver como é fácil:

  • Na primeira parte são perguntas sobre dados pessoais, como telefone e endereço.
  • A seguir é solicitado as informações de sua viagem. Aqui algumas pessoas se assustam, pois ainda não compraram as passagens e não chegaram a reservar o hotel. Não tem problema!
    Eles não exigem que já se tenha tudo confirmado para poder retirar o visto. Pode colocar uma data que você gostaria de ir e voltar de sua viagem, e o endereço do hotel que você está planejando ficar. Esta ideia aproximada já é o suficiente para que eles possam entender o que precisam sobre sua estadia nos Estados Unidos.
  • Logo após estas informações você terá de dar um contato de referência nos Estados Unidos. Se trabalhar em uma multinacional, pode fornecer o contato de uma pessoa da filial americana. Caso não tenha ninguém para indicar, coloque alguém do hotel onde pretende se hospedar.
  • O quarto tópico é mais simples que os anteriores. São apenas informações sobre os seus familiares.
  • No quinto tópico são informações sobre sua ocupação atual. Você pode falar sobre seu trabalho ou sobre seus estudos.
  • E finalmente, as informações de segurança. São bem simples de responder, mas nem por isso você não deve prestar atenção em cada uma delas, ok?

Este formulário é um pouco longo e as vezes você pode achar estar respondendo alguma pergunta sem sentido. Não importa! Preste bastante atenção e responda do melhor modo que puder, lembre-se que é um documento oficial, onde você está “dando sua palavra” sobre cada resposta.

Se você terminou tudo e tem certeza do que fez, agora é só confirmar a submissão da solicitação de visto e imprimir a página com a confirmação.

*eu gosto de imprimir uma cópia do formulário preenchido também, mas é pessoal.

Um super guia completo com o passo-a-passo para você tirar o seu visto de turismo americano! http://petitandy.comOrigem da Imagem

Solicitação do Visto

Em 2015 o site foi reformulado e agora ficou muito mais didático!

Como já fizemos o formulário no passo anterior, podemos inicial nossa solicitação. Ao clicar na opção 1 do site somos levados a uma página que pergunta qual o motivo do visto. Nossa opção como turista/não-imigrante é a terceira (“Completei o formulário de solicitação para o Visto Americano de Não Imigrante (DS-160) e preciso solicitar o visto.“).

Depois será solicitado seu nome e sobrenome. Preste atenção para deixar igual ao do formulário DS-160, ok?

Terminando este cadastro o site irá te informar que você precisa pagar uma taxa de 250 dólares, aproximadamente. Apenas após o pagamento deste é que podemos passar para a parte final: o agendamento.

Caso não tenha o dinheiro disponível, não se preocupe! Com seu e-mail e senha, que você forneceu na tela anterior, é possível fechar a página e voltar depois, quando puder efetuar o pagamento.

Um super guia completo com o passo-a-passo para você tirar o seu visto de turismo americano! http://petitandy.comOrigem da Imagem

Agendamento da Entrevista

Agora que você já pagou sua taxa, podemos finalmente agendar a entrevista!

Assim que você entrar verá que o site se dividiu em duas colunas. Em ambas, ele pede um local e data.

Na coluna da esquerda você irá escolher o local onde irá fazer a “triagem”.  Obrigatoriamente em data anterior a entrevista, você irá apenas deixar registrada suas digitais, tirar foto e ter seus documentos conferidos. Simples assim!

Já na segunda você deverá agendar sua data para ir ao consulado. Ao contrário da triagem, a ida ao consulado costuma demorar, pois está sempre lotado. Tente agendar um dia onde pode ir com calma, sem ter nenhum outro compromisso. Eu havia agendado minha entrevista para as 11hrs, mas só fui conseguir sair de lá as 15hrs…

Um super guia completo com o passo-a-passo para você tirar o seu visto de turismo americano! http://petitandy.comOrigem da Imagem

Dicas para a Entrevista

  • Para entrar no consulado você precisará retirar o cinto, os óculos, a jaqueta, cachecol, e terá de colocar qualquer outro objeto que esteja em sua mão no bolso. Por isso, se puder, evite estes itens. Mas também não precisa passar frio!
  • Não é permitido entrar com celular. De modo algum. Deixe seu celular no carro ou com algum conhecido. (do outro lado da rua tem um guarda-volumes onde você pode alugar um espaço, deixar seus pertences, e levar a chave.
  • Gente, eu sei que muita gente quer registrar o momento e tirar uma selfie, mas fotos do consulado são totalmente proibidas. Mesmo que seja só da fachada.
    O consulado de qualquer país é considerado território internacional, as fotos são consideradas um modo de tentar registrar o local para um possível planejamento de atentado contra a nação. Para evitar uma situação chata, não tire fotos.
  • Lá dentro você irá passar pela conferencia de passaporte umas 3 ou 4 vezes, então leve tudo organizado de maneira fácil.
  • Leve documentos que comprovem seus vínculos e intenção de voltar ao Brasil. Documentos não são demais!
  • Quando estive por lá vi algumas pessoas terem seus vistos negados. O motivo não é claro… eu poderia especular, mas a verdade é que quando eles acham que tem chances de a pessoa ficar como ilegal no país eles negam mesmo. Eles tem muitos ilegais morando por lá, e se você tiver um perfil parecido com o deles, mesmo que não tenha esta intenção, infelizmente vai ser difícil faze-los mudar de ideia.
  • No meu caso, eu fiz intercâmbio para os Estados Unidos com 16 anos e morei por lá um ano. Após isso meus vistos demoraram mais para ser aprovados, porém não desta vez. Acho que já fui e voltei tantas vezes que eles entenderam que sou apenas uma turista entusiasmada com aquele rato orelhudo que mora em Orlando, hahaha!
    Perguntaram se morava sozinha e perguntaram a profissão dos meus pais (moro com eles).
    Depois pediram para informar quanto eu tinha de dinheiro. Por sorte havia levado um extrato bancário de minha poupança, que entreguei para ele.

Espero que o post tenha te ajudado!

Andréia Campos
Escreva seu Comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui
2 comentários
  1. Geeente!!! Muito bom o post!!! Muito bom mesmo!!!
    Sempre tive dúvidas e achei várias respostas aqui, muito obrigada pelas dicas e por compartilhar essas informações!
    Confesso que minha vontade de viajar para lá reduziu… muita coisa, acho que vou turistar aqui no brasil mesmo por enquanto kkkkkkkkkkk

Petit Andy no YouTube. Se Inscreva!