16 de junho de 2015

Tudo sobre a Origem dos Dragões

Curiosidades

O assunto hoje é quente! kkkkk

Dragões. Todo mundo já viu algum filme, desenho, livro ou lenda falando sobre eles. Representados como serpentes gigantes, com asas e cuspindo fogo, sua pele é escamosa ou com uma aparência bem dura e irregular, dando aquele aspecto de ser primitivo para a criatura.

Os paleontólogos acreditam que uma das origens dos  dragões na Europa e na Ásia tenha sido quando estes encontraram os primeiros fósseis dinossauros… mas… de onde vem a lenda do dragão?

Origem de Imagem

As histórias sobre dragões começaram como um modo de expressar o medo de serpentes e répteis, e foram evoluindo a partir de então. Estes contos são encontrados em várias culturas ao redor do mundo, porém cada um deles tem uma interpretação um pouco diferente.

No geral, o ocidente tinha uma visão de uma criatura exclusivamente má, voando a noite e cuspindo fogo, destruindo vilas e matando pessoas. Os primeiros relatos no ocidente aparecem em escrituras judaicas, da Bíblia, e gregas.

Enquanto isso, o oriente dizia que estes animais eram bondosos, traziam prosperidade e se alimentavam de alface, repolho e maçãs. Os dragões da mitologia chinesa são mais antigos que os das escrituras judaicas. Nelas os dragões habitavam o “paraíso”, chamado de “jardim da sabedoria”.

Vamos comentar um pouco sobre cada uma destas perspectivas:

Europa:

A crença neste ser maligno era tão comum, que a história de um caçador de dragões aparece em todas as culturas europeias do período. Acreditava-se que dragões gostavam de destruir cidades, acumular montanhas de ouro e raptar donzelas.
Na maioria das histórias sempre há um herói destemido que irá salvá-las em troca de um bom casamento. Destes heróis o mais famoso é São Jorge.
Atualmente especialistas interpretam sua vitória como um simbolismo para a “vitória do Cristianismo sobre as forças do Mal“.

Uma grande curiosidade sobre a lenda do dragão na Europa, é que com ela que se iniciam os contos de fadas. Este é também o motivo para que contos de fadas não sejam tão comuns no oriente – como os orientais acreditavam na bondade dos dragões, e não como “vilões” que raptavam mocinhas, não havia heróis para salvá-las, e com isso os contos de fada não vingaram no continente por um bom tempo.

Leste Europeu:

Nesta parte do continente a imagem do dragão é mais relacionada a tradições de sociedades secretas ocultistas, pois elas supostamente adoravam deuses indianos antigos, que tinham a representação na imagem de um dragão, significando sabedoria – sendo esta utilizada para o bem ou para o mal.
Nessa tradição os dragões e a sabedoria são diretamente ligados a raízes e plantas, por exemplo.

Para se ter uma noção desta extensão, o famoso conde Vled Tepes foi membro de uma destas sociedades secretas, e daí derivou seu apelido de “Drácula”.

 

Mitologias Nórdicas e Grega:

Serpentes marinhas eram o pesadelo dos Vikings! Para espantá-los, a proa de seus navios eram entalhadas com um dragão.
Na mitologia grega também é comum ver os dragões como adversários mitológicos de grandes heróis, como Hércules ou Perseu.

 

 

 

O ocidente dizia que eram maus. O oriente dizia que eram bondosos. Afinal, de onde vem o dragão? http://petitandy.comChina:

Templos são construídos em homenagem a eles, que representam abundância, prosperidade e boa fortuna. Considerados parte do folclore chines, habitam nos oceanos, lagos e rios, sendo reverenciados como criaturas divinas. Os chineses acreditavam que tufões e inundações representavam dragões combatendo nos céus.

Existem os dragões celestiais (protegem os céus, os lares das divindades, e somente o selo imperial tinha a permissão de os descrever), os dragões espirituais (o clima com o qual a vida deve seguir), os dragões terrestres (controlam as águas) e os dragões subterrâneos (guardiões de joias escondidas no solo).

O dragão é um dos doze animais no horóscopo chinês que é usado no calendário chinês. Acredita-se que cada animal está associado com determinados traços da personalidade. Os anos do dragão são geralmente os mais populares para ter bebês. Há mais bebês nascidos em anos do dragão do que em todos os outros anos animais do horóscopo.

Os dragões japoneses e coreanos se assemelham muito ao chinês, ditos como descendentes dele.

 

O ocidente dizia que eram maus. O oriente dizia que eram bondosos. Afinal, de onde vem o dragão? http://petitandy.comContinente Americano:

Eles aparecem com menos frequência, porém estão presentes!
No mito da tribo Chincha do Peru, Mama Pacha, a deusa que zelava pela colheita e plantio, era às vezes descrita como um dragão que causava terremoto.
No México a “divina serpente” tem vários nomes, e supostamente renova o mundo após cada ciclo de destruição.

 

Dragões Famosos

– Banguela (Como treinar seu dragão) sou apaixonada por este dragãozinho lindo!
– American Dragon Jake Long
– Game of Trones
– Hobbit

Clique aqui para salvar este post no Pinterest

Andréia Campos
Escreva seu Comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui
7 comentários
  1. Que interessante, não sabia de muita coisa.

    Beijão

  2. Olá! Muito legal seu post, super completo e informativo. :D
    Sou uma apaixonada por fantasia, penso que em qualquer que seja o lugar, seja um filme, um livro, ou mesmo um seriado, ela sempre funciona, ainda mais se acompanhada por uma boa aventura, e criaturas incríveis e apaixonantes como o fantástico dragão!

    http://eujovemdemais.blogspot.com.br/

    • Ana,

      Pois é! Eu também! Hehehehe!
      Te confesso que para mim, quando vejo dragões em um filme eu fico sempre com dúvida. Por que ou vai ser super legal, ou eles vão fazer alguma bobeira…
      Mas sempre achei sensacional ser uma criatura fictícia, mas tão viva na mente das pessoas. De todos os seres fantásticos, acho que ele é o mais presente em nossas vidas (por meio dos livros, flmes, etc).

      Muito obrigada pela sua visita, viu?

      Beijos!
      Andréia

  3. Ótimo texto. Já conhecia a lenda do dragão coreano e é incrível como o dragão é um animal cheio de simbologia e muito presente na mitologia.
    Esses dias também li um outro texto a lenda Dragões Coreanos aqui:
    http://demonstre.com/dragoes-coreanos/
    Abraços e até ao próximo post!

  4. muito INTERESSANTE, ADOREI, OBRIGADO.

  5. Ismael

    Obrigado pela informações eu já sabia já alguma informação sobre dragões mais hoje lindo eu fiquei sabendo mais informações interessantes

Petit Andy no YouTube. Se Inscreva!